ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Educar as emoções

A parte mais fácil na educação é ensinar-lhes as letras, os números, os países e os planetas, que em canções e lengalengas lá vão dizendo mais cedo ou mais tarde. A parte mais difícil na educação é ensinar-lhes a gerir as emoções, a expressá-las ou dosea-las de forma a que cresçam sem medo de chorar ou rir em fortes gargalhadas, de forma a que digam que amam ou que não amam as pessoas que cruzarão os seus caminhos.
A parte mais fácil é ensina-los a dormir a ...noite toda e comer a sopa até ao fim sem caretas. A parte mais difícil é ensinar-lhes a sonhar e a acreditar que os sonhos são meio caminho para a realidade. A parte mais difícil é ensinar-lhes que comer é partilhar, vivenciar e estar com os nossos.
A parte mais fácil é dizê-los “isso não se faz” e “mau, mau”. A parte mais difícil é ensinar-lhes as consequências dos atos e faze-los passar por elas. Os erros fazem parte do mais correto ser humano, corrigi-los é parte integrante do erro.


 Ajudá-los a crescer e a transformá-los em adultos de mente sã é o desafio mais complicado que podemos ter. Dar-lhes a ferramentas necessárias para que possam exprimir as emoções, para que possam conhecer a tristeza, a perda e a mágoa como sentimentos necessários e saudáveis na sua vida. Dar-lhes ferramentas para que possam partilhar a alegria, a bondade e a empatia com os outros.
Fazer-lhes acreditar que é bom chorar quando estamos tristes, que é bom rir quando a gargalhada teima em sair. Que é bom isolar-nos quando nos queremos só a nós e que é bom rodearmo-nos de gente quando sentimos que é vida é boa demais para se viver só. 


 Fazer-lhes sentir que as lágrimas e os risos podem andar de mãos dadas, que a tristeza é amiga da felicidade, que a mágoa não mata o perdão, que o coração é maior do que o peito que o guarda e que o cérebro nos guia o caminho ouvindo o coração.


Alice e António, não conheço um pai que não diga que o seu maior desejo é ver os seus filhos felizes. Mas também não conheço um pai ou não pai que saiba concretamente qual o segredo para se ser verdadeiramente feliz.

 Alice e António, esta mãe que vos ama profundamente não sabe mais do que qualquer outro pai e mãe. Esta mãe que vos grita com o mesmo sentimento que vos abraça, vai-vos ajudar a crescer nessa felicidade que não será constante mas será presente. Vai-vos ensinar a gerir o que os vossos pequenos corações nem sempre entendem e dizer-vos que vocês são importantes, os mais importantes da minha vida mas que o outro, o outro é tão importante como vocês e todo o respeito que merecem, o outro merece.

 Alice e António, mais do que vos desejar a felicidade eterna, desejo-vos que sejam crianças, adolescentes e depois adultos de coração bondoso e mente sã. A felicidade fará sempre parte da vossa vida se olharem o outro da mesma forma que olham para dentro de vós.


Da vossa mãe que aprendeu a ser feliz na felicidade e na tristeza.

 

2 comentários:

Anónimo disse...

MARAVILHOSO!!

E os teus filhos estão muito bonitos!

Sónia Barreto

CS disse...

Oh Sónia, sabemos todas como os nossos filhos são os mais lindos!! Bj