ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Está mais que provado que não resulta

A Alice tem uma rotina mais ou menos rígida no que diz respeito ao sono. Sempre foi uma temática que me preocupava muito. Se dorme o suficiente, se faz sestas, se cumpre as horas necessárias para o seu descanso e aprendizagem, se fica com maus hábitos, se será um adolescente ou adulto com insónias. Sim... eu pintava o quadro todo.
Assim sendo, desde muito cedo instalei a rotina de deitar cedo: 20h/20h30 na cama. A coisa corria bem e foi interiozada. Na verdade, não sei se fui eu que estabeleci o horário a ela ou ela a mim. Uma ou outra vez, furava-se o horário mas geralmente, e mesmo em férias, a coisa funcionava mais ou menos bem.
Contudo, cama cedo, o despertar era ainda mais cedo... 6h00/6h30, na melhor das hipóteses 7h/7h30. E todos me diziam o mesmo: "Deita-a mais tarde! 20h30 é tão cedo! No dia seguinte nem tem hora para se levantar!"
Na verdade ela nunca teve hora de se levantar, tem o privilégio de poucos de poder ficar na cama até à hora que bem lhe apetecer. Não imagino coisa melhor...
Ontem foi mais um exemplo que Maria Alice não liga nenhuma à hora de deitar com a hora de levantar. Ontem fomos jantar com amigos de B. que ele não vê há muito, muito tempo. Resultado, esticámo-nos na hora, e esticámo-nos. Ainda mais um dos casais tinha uma menina com 2 dias de diferença de idade da Alice. Foi um fartote de brincadeira.
Resultado: O sono da noite em vez de começar às 20h30, começou às 23h. Acho que estamos perante uma estreia mundial.
De manhã: "Mãaaaaeeeeee, quê bi!" Eram 7h da matina.
A bela adormecida teve uma noite de 8h de sono. Não vou entrar em pânico porque é uma vez que não se repetirá muitas vezes. Mas sei que lhe roubei horas de sono e descanso.

13 comentários:

Cindy disse...

Cá em casa é o mesmo. Deitar mais tarde não é sinónimo de acordar mais tarde. Às vezes, acho que quem faz esse tipo de comentários não tem filhos, só pode. Enfim. As rotinas são importantes, aliás importantíssimas, quer em relação ao sono, quer em relação ao fato de a criança saber o que vem a seguir, reduzindo assim os níveis de ansiedade e gerando segurança. Claro que não faz mal dormir menos umas horas de vez em quando, cá por casa depois geralmente compensa-se na sesta!

xoxo
cindy

CS disse...

Penso o mesmo. Não sei se compensará na sesta pois já faz uma todos os dias de cerca de 3horas. Não estou a ver ela dormir mais que isso...
bj

Ana disse...

Revejo-me totalmente neste post! Aqui em casa é igual. Mas, um conselho, qd a deito mais tarde por sistema, por exemplo, uma semana, ela acaba por se habituar e levantar um pouco mais tarde.

CS disse...

Nunca testei mas gosto que se mantenha assim. Cedo para a cama, descanso aos pais ao início da noite e, de manhã, é o meu despertador :)

Anónimo disse...

Olá querida!!! Também fiz o mesmo com o Afonso desde o principio estabeleci um horário para o deitar, antes ele adormecia pelas 20h/ 20:30h, e sempre acordou ás 07h de manhã. Agora ele de si mesmo aumentou o horário para dormir (21:00/21:30) não me perguntes como! Mas não me preocupo porque acho que ainda é um bom horário e também não o vou deitar sem ter sono ;) Mas já houve umas quantas vezes que nos deitamos mais tarde (por jantares, festas, etc) e o horário de acordar é sempre ás 07h. Rara excepção 08:00 :P Portanto estamos destinadas a levantar cedinho da cama. Beijinho grande Vânia da Graça

Anónimo disse...

Cá em casa quanto mais tarde se deita mais tarde se levanta. Ela de si já é uma grande dorminhoca lol Normalmente ela se deita às 22h no dia seguinte esta por sua conta e costuma acordar pelas 10h, hoje acordou às 12h e nem fez a sesta senão já n havia sono, agora já dorme para compensar a sesta que n dormiu. beijinhos SC

Ela disse...

não resulta, não senhora e o teu afilhado era prova disto. das vezes que ele se deitou mais tarde, acordou mais cedo ou à mesma hora na manhã seguinte.

CS disse...

Ela, lembro-me bem do meu afilhado madrugador e adorar tv como a Alice.

CS disse...

Vânia, bom saber de vós ;) O Afonso é do Clube da Alice... bom na hora de dormir, podia melhorar na hora de acordar aos fins-de-semana, não?! :)

CS disse...

SC, que sortuda!! :)) Quem me dera que ela compensasse as noites quando se deita mais tarde.

Anónimo disse...

Concordo plenamente!!! Mas pronto é uma alegria. Casa com crianças é sinal de Vida :) Beijinho grande para as duas :) a Alice está linda com o novo corte.
Vânia da Graça

Anónimo disse...

CS posso me considerar sortuda, desde as 5 semanas que dorme toda a noite e é raro o dia em que acorda antes das 9h e as sestas dorme entre 3 a 5h por vezes penso que dorme demais se será normal, está com 26 meses. SC

CS disse...

SC, caramba!!! Isso é jackpot no Euromilhões :))) Acho que deve ser normal mas só o pediatra poderá confirmar. A minha dorme cerca de 10 horas por noite e mais 2h/3h por tarde. Às vezes gostava que dormisse mais 1h ou 2h à noite. Agora já vai dormindo toda a noite mas até aos 18meses acordava muitas, muitas vezes todas as noites.