ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

terça-feira, 7 de maio de 2013

Desafio Berra-me Baixo

Apesar de achar que este desafio é mais dirigido a pais com filhos maiores do que a minha (a beirar os 16 meses), na verdade, quando vejo que, em determinadas alturas, dou por mim a gritar: "ALLLIIICCCEEEE" é porque não é cedo para aderir ao desafio Berra-me Baixo.

Porque acredito que a parentalidade não é algo inato e espontâneo e sim uma aprendizagem constante, eu quero aprender e quero aprender a fazer o melhor e a dar o melhor de mim. Acredito também que (apesar de termos criticado tanto a educação dos nossos pais) acabamos por reproduzir a maioria dos comportamentos educacionais dos nossos pais (os bons e os maus) porque é aquilo que conhecemos e vivenciámos em pleno. Eu quero ir mais além, quero reproduzir o melhor daquilo que tive e corrigir o menos bom, corrigir aquilo que fizeram de mal porque não o sabiam fazer melhor.
Eduardo Sá diz que os nossos filhos nunca tiveram melhores pais do que os atuais. E eu acredito que os pais de hoje são mais conscientes, mais empenhados e dedicados mas os filhos de hoje são muito mais exigentes, muito mais cansativos, os desafios são mais difícieis e temos, sem dúvida, que suar mais e aprender mais.

Aqui estou eu, a começar desde cedo a tentar mudar um comportamento que é-me quase natural: falar alto (tive vergonha de dizer gritar). Venho de uma família enoooorrrmmme, onde cada um fala mais alto do que o outro porque todos somos diferentes e todos queremos impôr a nossa opinião e fazemo-lo através do tom de voz. Quem conseguir falar sobre o outro ganha!
Quero quebrar o ciclo, quero berrar baixo, quero manter a calma, quero ser mais paciente, quero saber mais, quero ser melhor mãe e quero ter as ferramentas certas e os comportamentos interiorizados quando chegar a "terrível" fase das birras. E acho já começo a vislumbrar uma pontinha...

 


2 comentários:

Mammi Cris ♥ disse...

já vai na 3ª edição e eu ainda não consegui parar de dizer vezes sem conta "Gonçalooooooo não mexe" e por aí fora...

CS disse...

Adere ;)