ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Preocupações de mãe

Uma das minhas maiores preocupações enquanto mãe prende-se com as horas de sono da minha filha. Não sei como são as outras mães mas eu sempre fui um pouco rigorosa com os sonos e horários.
Na verdade, mete-me muita confusão quando ouço falar de bebés que ainda nem 1 ano têm e já nem dormem de dia ou outros que estão muito longe de dormir 12 horas durante a noite. Chego a ficar aflita e a pensar que é uma situação que poderá desencadear muitos problemas no futuro. Se calhar é cisma. Se calhar é porque só tenho uma. Se calhar, não é nada disso. Se calhar sou eu mesmo que acredito piamente que uma rotina e hábitos saudáveis de sono tornam os bebés/crianças saudáveis.
Desde os 4/5 meses (depois das terríveis cólicas que chegavam todos os dias das 20h às 23h) que habituei a minha Nisca a ir para a cama entre as 20h e as 20h30 (consoante as sestas). Abdiquei de saídas tardias, abdiquei de passeios ao início da noite, abdiquei de visitas a amigos ou jantares fora de casa e continuarei a abdicar enquanto achar necessário.
Esta semana comecei uma nova rotina. Ela janta, depois toma banho e brinca no banho, depois entramos no quarto e de lá já não saímos, tendo lá o biberão no aquecedor e o pó em recipiente pequeno. Antes jantava, banho e íamos para a sala brincar e ver tv, só depois íamos para a preparação do sono. Houve alturas em que achei que a ida para a sala e a tv a agitava tornando mais complicado acalmá-la para o sono.
Desde segunda-feira que a brincadeira depois do banho faz-se no quarto, longe do barulho da tv, com livros, luz muito ténue e num ambiente que convida ao sono.
A semana correu bem. Vamos manter a rotina...


2 comentários:

Jardim de Algodão Doce disse...

Sabes, os meus filhos nunca foram de dormir muito. É deles, está nos genes. Com o primeiro, falava disso com a médica e cheguei a andar num psi. pela sua inquietude, mas a verdade é que é feitio não há muito a fazer. O mais velho com 2 anos em meio já não fazia sestas durante o dia. No infantário, elas diziam-me que ele ficava acordado, deitado enquanto os outros dormiam, por isso desde cedo que acompanha com os mais velhinhos.
O pequenino agora com 16 meses, de dia já só faz uma sesta à tarde. Dorme de noite das 22h às 8h / 9 h da manhã. Depois do jantar brinca um bocadinho, mas sempre sem TV e já sabe quando é para ir para dentro fazer ó-ó. Demora a adormecer na caminha, mas já sabe de que depois da luz se apagar, não sai do quarto :). Relaxa! Os miúdos são todos diferentes :)

CS disse...

Jardim, o meu problema é ter só um. Preciso de mais :O