ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A minha gravidez: Amniocentese

Vai nascer bem? É esta a nossa principal preocupação.
Engravidei tinha acabado de fazer 36 anos e daria à luz já perto dos 37 anos, ou seja, os glórios anos 20 já tinham passado há muito tempo e é bem verdade quando dizem: "A idade não perdoa."

Às 12 semanas e 4 dias (estive a consultar o histórico do blog) fiz o rastreio bioquimico tendo os seguintes valores:

Risco basal Tris.21 - 1:165
Risco ajustado com bioquímica - 1:823
Risco ajustado com bioq. + NT - 1:3303
Interpretação - Sem risco acrescido.


Falei com o meu médico e ele disse-me que apenas aconselhava o exame quando a probabilidade de estar a gerar um bebé com problemas fosse maior do que a probabilidade de abortar com o exame, ou seja, tudo o que fosse valores superiores à média de aborto 1:100 não aconselhava.
Contudo, como seria de esperar, a decisão é sempre da mãe/pai e ele faria o que eu quisesse.
B. era de opinião que não fizesse mas deixou-me a liberdade de decidir aquilo que me deixaria mais àvontade com esta dúvida.
Eu pensei, ponderei e cheguei à conclusão que o meu medo de abortar no exame era bem maior que o meu medo de ter um bebé com problemas.
Assim sendo, acreditei que tudo estaria bem e que o rastreio era suficiente para me tranquilizar.
A probabilidade existia, nem que fosse de 1 para 1 bilião mas também existia a probabilidade de o parto correr mal, de os primeiros meses correrem mal, de na infância algo aparecer, de na adolescência algo se desenvolver, de na idade adulta atravessar a rua e desaparecer antes de chegar ao outro lado.
Vamos acreditar que estamos cá, hoje, bem e de saúde e que tudo vai correr bem.




Histórico do Blog:
http://omeuchaverde.blogspot.pt/2011/07/ter-mais-de-35-anos.html
http://omeuchaverde.blogspot.pt/2011/07/rastreio-bioquimico-1-trimestre.html

2 comentários:

Eu disse...

Ás 13 sem + 4 dias os meus dados eram os seguintes:

Idade Materna: 37
Tris. 21 Tris. 13/18
Risco Basal 1:172 1:333
R. Ecográfico: 1:723 1:1223
R. Bioquimico 1:1216 1:2360
R. Ajustado: 1:3431 1:6658

Não fiz a amniocentese, mas penso diariamente que deveria ter feito.

Aguardo agora com ansiedade a próxima ecografia.

Confesso q por vezes sou assombrada de medos

Bjs Sandra

CS disse...

Sandra, de certeza que está tudo bem. Os resultados estão muito bons!

Bjs