ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sábado, 9 de junho de 2012

"Maus tratos"

Ontem a minha mãe contou-me que uma amiga dela conhece uma mãe que dá ao seu bebé de 2 meses papa 3 vezes ao dia. Essa amiga disse-lhe que nunca tinha visto um bebé tão gordo. A desculpa da mãe é que o bebé chorava muito com fome, por isso começou-lhe a dar papas.
Não acredito que uma mãe faça deliberadamente mal à sua cria. Acredito que aqui impera o desconhecimento, os conselhos familiares de que os bebés quando choram têm fome, a vontade de lhes encher o estômago ao máximo como se fosse a única forma de estarem bem e felizes.
Desde que soube desta história que não consigo deixar de pensar naquele bebé e nas consequências que estes actos terão agora e no futuro.
Não me perguntem se essa mãe não frequenta o centro de saúde ou um pediatra. Acho que se o fizesse estaria mais informada, não?!
Existe um medo terrível que os bebés passem fome. Eu também senti esse medo, principalmente porque amamentava (e amamento) e não controlo o que a minha filha come. Há a pressão de todos aqueles que nos rodeiam para introduzir os suplementos, as colheres de papa no biberão, as papas, as sopas, as bolachas marias para a mão e os pedaços de pão que os calem.
Eles não falam. Não nos podem dizer: "Mãe, tenho fome!" Temos que os conhecer muito bem, conhecer o choro da fome. Nem sempre é fácil e, no meu caso, meti dezenas de vezes a minha filha à mama por não saber se o choro era fome ou sono ou qualquer outra coisa. Sabia que leite materno não lhe fazia mal e nunca seria em excesso.

5 comentários:

Flutuações da mente disse...

Há pessoas que se deixam levar pela arrogância do seu suposto conhecimento. Acham que todos os outros são tolos e eles são fixes porque não têm cá "cocózisses".
É caso de CPCJ.

Mammi Cris ♥ disse...

complicado!!!

Patrícia Teodoro disse...

Realmente ainda continua a haver muita gente mal informada e com o bom senso todo desregulado.

Dreia disse...

Fooo nem sei que diga... mas tentaia ajudar!

Dina disse...

Sou mãe há uma semana e francamente já estou tão farta da conversa do suplemento e que leite artificial é que é bom...