ALICE

Lilypie Kids Birthday tickers

sábado, 5 de março de 2011

3 anos

Há 3 anos atrás entrava numa sala de operações como quem fosse para o momento mais importante da sua vida. À minha espera ficava, não alguém que era sangue do meu sangue, mas alguém que, por livre vontade, escolheu ser alma da minha alma.
Há 3 anos atrás quebraram-me grande parte dos ossos da minha cara para corrigir uma deformação nos maxilares, algo que todos diziam não reparar não por ser minúsculo mas por os outros acharem que eu seria assim, que tudo seriam características minhas.
E mesmo que ninguém visse eu via, em todas as montras que reflectiam a minha imagem, em todas as fotografias que tirava, em todos os espelhos que olhava. Eu sabia e sentia que os meus maxilares não encaixam bem, que o meu queixo estava "torto" e nunca olhei para isso como algo que fosse meu de nascença à morte.
Na verdade, a deformação apareceu na adolescência. As razões? Talvez uma queda muito grande que me fez bater de cara no chão quando tinha 10 anos ou então é uma deformação de crescimento que acontece em muitas pessoas.
Tal facto não foi impedimento de nada, nunca impediu que se apaixonassem por mim ou que me dissessem que era linda. Mas eu achava que tinha o rosto torto e que não teria de viver com isso só pelo facto de estar.
Há casos graves, bem mais graves do que o meu era. Sempre que ia à consulta via deformações faciais que me deixavam impressionada. Mas isso não minimizava a vontade que tinha em corrigir o meu defeito e de me colocar nas mãos de um dos melhores cirurgiões maxilofaciais do "mundo", pelo menos, do meu mundo.
Dr. Matos da Fonseca foi quem me recriou. Dr. Matos chamava-me Miss Praia Açores porque dava um nome a todos os seus doentes e os tratava com tanto carinho como se fossemos todos filhos dele. Afinal, não é ele o (re)criador de todos nós?
Agora o meu rosto não é perfeito, estou longe de ser modelo ou de ter uma cara fabulosa. Agora, o meu rosto é normal e está longe da imperfeição que era...

E costuma ser assim, muitas mãos, entre elas as do Dr. Matos, o médico que se encontra na foto mais próximo da cara do paciente.

8 comentários:

Clouds of Chocolate disse...

CS és linda querida! :) Beijinho

CoriscaRuim disse...

Eu acho-te bonita, independentemente dos maxilares acertarem ou não...
...Mas eu sou uma daquelas pessoas que tem a crença de que a beleza exterior esvai-se com o tempo, ao contrário da interior, que se apura com refinamento...
...Acho-te corajosa por teres tomado uma decisão que te permitiu ser mais feliz...

CS disse...

Cunhada, sempre doce e atenta :)
Corisca, agora já alinhados :)) Obrigada pelo elogio.
A decisão foi tomada porque desconhecia a recuperação da cirurgia. Se fosse agora ia cheia de medo :)) Somos mais felizes na ignorância. Contudo, faria-o novamente.

Anónimo disse...

Ler este post fez-me arrepiar toda... Há já algum tempo que sigo o seu blogue e já tinha reconhecido várias passagens. Não por conhecer a CS mas por me rever nas palavras. E ler este post foi quase como ler a minha história. Nunca conheci ninguém que tivesse sofrido do mesmo que eu, apesar de os médicos me dizerem que era uma situação bastante comum. Anos e anos de consultas no Hospital de Coimbra e nunca vi ninguém com semelhante problema nas filas de espera para as consultas de Estomatologia e Ortodôncia.
Também eu dei uma grande queda, tendo aterrado de queixo no chão, quando tinha 10 anos. Pouco tempo depois, surgia o problema que me levaria a constantes consultas em médicos, dentistas, cirurgiões, um pouco por todo o país, não encontrando alguém que soubesse como me ajudar. Só quando tinha 17 anos e no fundo do poço com uma deformação que ninguém achava importante (afinal, não eram eles que viviam com um maxilar fora do sítio), um médico do Hospital Universitário de Coimbra emocionou-se e no mesmo momento formou uma equipa que me acompanha até hoje (tenho agora 25 anos). Ninguém sabe se foi a queda que provocou isto, ou se foi uma malformação genética. Desde os 17 anos que faço viagens mensais (muitas vezes foram mais do que uma vez por mês) para Coimbra (moro a 200 km de lá). Usei aparelho durante 4 anos, fui operada está quase a fazer 5 anos, tirei o aparelho em finais de 2006 mas até hoje uso o aparelho de contenção quase todas as noites e de acordo com os médicos que me acompanham, o mais provável é ter que o usar o resto da vida. Se estou mais uns dias sem o usar, os dentes ressentem-se logo. Também a mim me partiram os maxilares. Conto com 24 parafusos na minha boca e toda a gente adora fazer as piadinhas com os detectores de metais dos aeroportos. Durante 6meses vivi a sopas e comida triturada e muitos elásticos a prenderem os maxilares um ao outro. Não fiquei perfeita, não tenho o maxilar certinho certinho, há um pequeno deslocamento de milímetros, mas hoje não é nada comparado com o desvio que foi um dia. Nunca mais vi o médico que um dia se comoveu comigo depois desse dia. Mas a promessa dele manteve-se e a equipa formada por ele fez o seu trabalho e cumpriu o seu objectivo.
Fico feliz que também tenha corrido tudo bem consigo =)
As maiores felicidades!!
Joana

Soraia Diogo disse...

Ola Boa tarde. Enquanto andava pelas minhas pesquisas encontrei este blog e por coincidencia ao ler o post identifiquei me logo. como se de mim estivesse a falar. tenho precisamente o mesmo problema nos maxilares mas no Hospital publico nao me dao soluçao nenhuma a curto prazo. Nao sei se este blog ainda se encontra activo mas gostaria de saber se me podia dar alguma informaçao dos precos da cirurgia no privado. recentemente falaram me desta clinica da face que faz estas cirurgias.
As maiores felicidades

CS disse...

Soraia, o blog continua ativo :)
O meu email é claudia_msantos@hotmail.com
Podes entrar em contato comigo e eu explico tudo.
A Clínica da Face é o melhor sítio para se ir. Existem seguros que podes fazer. Eu paguei tudo mas arrependo-me de não ter feito um seguro.
Os valores passam dos 8mil euros. Mas não há preço para a saúde. Eu levantei no Banco :) um crédito pessoal.
mais dúvidas, envia-me email :)

Unknown disse...

Olá Cláudia! Quero dizer-te que me revejo mto nas tuas palavras, também tenho uma deformidade nos maxilares que me dá um queixo torto.Estou a ser acompanhada pelo Dr Matos da Fonseca. Posso abusar e enviar-te uma email com questões sobre a cirurgia? Felicidades

CS disse...

Sara, podes abusar à vontade ;)